Sistema Start&Stop: Vantagens e Desvantagens

Sistema Start&Stop: Vantagens e Desvantagens

0
Sistema Start&Stop: Vantagens e Desvantagens
Sistema Start&Stop: Vantagens e Desvantagens

O conhecido sistema Start/Stop, que atualmente está se tornando mais popular entre os carros fabricados no Brasil, surgiu ainda nos anos 70, porém só nos últimos anos, começou á se popularizar, mas será que o sistema Start-Stop realmente vale á pena?

Em tese, sim, o sistema Start&Stop têm sua utilidade, e principalmente entre automóveis das grandes fabricantes da Alemanha, já é um sistema bastante presente na maioria dos veículos, mas na prática, é um sistema, digamos, 70% útil, e 30% inconveniente.

Útil porque em dias frios e em dias com temperatura mediana, o sistema Start/Stop desliga o motor do veículo quando o carro para completamente, economizando até 10% de combustível mensalmente, e quando se acelera o automóvel, o sistema Start-Stop liga o motor novamente. Para quem viaja muito, é um sistema desnecessário, mas para quem dirige a maior parte do tempo na cidade, e pega muitas sinaleiras e congestionamentos, é útil.

O lado inconveniente é que, nos dias muito quentes, quando o sistema Start&Stop desliga o veículo, desliga também o ar condicionado, e lá você pode ficar de 20 á 40 segundos sem ar condicionado, passando calor. Se for num congestionamento então, você se sentirá em uma sauna dentro do carro, e será obrigado á ficar desativando o sistema Start/Stop sempre que necessário, para o carro se manter ligado e o ar condicionado também.

Por essas e outras, não deixe que o fato de um veículo possuir o sistema Start-Stop influencie na sua compra, pois você pagará mais caro devido ao fato de ele vir com esse sistema, e ainda terá que ficar desativando o sistema Start&Stop, para não passar calor nos dias quentes.

Tirando o fato de que é inevitável ter que pagar o custo extra deste sistema Start/Stop em automóveis luxuosos alemães, que geralmente trazem este sistema de série, aqueles que optarem por adquirir automóveis de menor valor, com motor 1.0, que venham com sistema Start&Stop, realmente terão uma economia extra de combustível, mas também terão que continuamente desligar o sistema Start-Stop, para não penarem com tanto calor, em dias mais quentes.

Para quem vive em estados do norte e nordeste, por exemplo, na maioria dos casos, o sistema Start&Stop é completamente inútil, afinal, ninguém deseja sofrer com calor intenso dentro do veículo. Já para quem mora em estados do sul, em alguns meses do ano, o sistema Start-Stop pode ser muito bem vindo.

E você, acha que realmente vale á pena adquirir um automóvel com sistema Start/Stop, sabendo que a maioria dos dias do ano no Brasil são de calor intenso?

Deixe seu comentário!

Seu comentário é importante!


* Somente seu nome será exibido, seu e-mail jamais aparecerá aqui. Obrigado.