Reclame Aqui – Obvio Brasil – Notificação Extrajudicial

Reclame Aqui – Obvio Brasil – Notificação Extrajudicial

Reclame Aqui
Reclame Aqui

Saiba mais sobre o Reclame Aqui, e a Notificação Extrajudicial que recebemos do mesmo. Não reclame do Reclame Aqui.

O site Reclame Aqui foi lançado em Fevereiro do ano 2000, por José Maurício Vargas Lopes. Razão social: Obvio Brasil Software e Serviços Ltda. O site se destina ao uso de consumidores que desejam reclamar de empresas. Nele, as empresas podem responder aos reclamantes. Se a reclamação for resolvida, a empresa ganha uma nota do consumidor. Empresas bem pontuadas, recebem do site um selo de aprovação.

Atualmente, é um dos sites mais acessados do país. As empresas mais reclamadas são: NET Serviços, Vivo, Ti, Casas Bahia, Extra, Samsung, Ponto Frio, Claro, Oi, Correios, Mercado Livre, Caixa, Nextel, Corpo Perfeito, Sony Mobile.

Note que NET, Vivo, Tim, Casas Bahia, Extra, Samsung, Ponto Frio, Claro e Oi estão entre as melhores empresas do Brasil, e ainda assim, recebem muitas reclamações.

Em 2 artigos anteriores, citamos algumas coisas que soubemos sobre o Reclame Aqui. O ponto principal foi a comercialização de uma ferramenta “Premium”, para empresas. Verificamos que, se alguma pessoa, que não é cliente de determinada empresa X, e mesmo assim, reclamar contra aquela empresa X, e esta pedir ao site, que essa reclamação seja desativada, é enviado um e-mail á essa, informando que, após adquirir a ferramenta “Premium” do Reclame Aqui, a empresa poderá solicitar a exclusão de reclamações contra ela.

Notificação Extrajudicial

Recebemos uma Notificação Extrajudicial do Reclame Aqui. Contendo 23 páginas, nela o site informa que não têm fins lucrativos. Em várias páginas, ele procura explicar seu funcionamento. Em nenhum momento, é explicado se a ferramenta “Premium” ainda existe ou não.

Reclamações no Reclame Aqui
Reclamações no Reclame Aqui

Como o Reclame Aqui (RA) se mantém atualmente no ar?.  Como pagam mensalmente dezenas de funcionários?. De onde vem a receita para isso?.

Em mais algumas páginas, o site faz elogios á sí mesmo, citando links de artigos em grandes sites, que elogiam a eficiência e utilidade do RA.

No final da Notificação Extrajudicial do Reclame Aqui, eles exigem que os artigos sejam alterados ou excluídos, sob ameaça de processo. Obviamente, como não podemos encarar o grande grupo de advogados que o site possui, só nos restou alterar aqueles artigos, alvo da Notificação Extrajudicial.

Sobre o Reclame Aqui

Nos 2 artigos, haviam várias coisas que eu havia descoberto sobre o site, seja através de vídeos, blogs, ou sites extremamente confiáveis como neste artigo: Justiça nega pedido do site Reclame Aqui para retirar vídeos do YouTube

Como nós não temos o time de advogados que o Youtube possui, fomos obrigados á modificar os nossos artigos.

Meu último teste real, para ver a eficácia do RA, fiz recentemente. Criei uma reclamação extremamente honesta e justa, contra o Itaú. Sou correntista deste banco á vários anos. Na reclamação, não havia nenhuma palavra ofensiva, tão educada quanto este artigo aqui. Citei que o aplicativo do Itaú era ótimo, enquanto o Internet Banking (site) do Itaú era muito antiquado, que eles precisavam modernizá-lo. O Itaú, com o poder que possui, mandou o RA retirar a reclamação. Menos de 1 hora após abrir a reclamação, recebi e-mail do Reclame Aqui, dizendo que minha reclamação foi removida por eu não ser cliente do Itaú. Inacreditável….

O que o Reclame Aqui prova com sua Notificação Extrajudicial?

Se você elogiar o RA, tudo bem, mas se criticar certas políticas deles, você recebe ameaça de processo. Daí a explicação de, apesar de muitos usuários terem queixas contra o RA, pouco se vê divulgado na internet á respeito. Se você escreve algo contra o RA, e ele lhe ameaça com processo, o que você faz? Remove o artigo. O Reclame Aqui paga os melhores advogados para ameaçar qualquer um que disser algo que eles não aprovem.

Então você pergunta: Porque escrevi este artigo aqui, sobre o Reclame Aqui? Simplesmente para tornar público, com prova que tenho em mãos (a Notificação Extrajudicial), de que, se você falar algo contra o RA, em algum site ou blog, eles também poderão lhe enviar Notificação Extrajudicial, para lhe forçar á remover seus artigos, porque eles só aceitam artigos que os elogiem.

Caso você tiver vontade de escrever algo que você não aprova no Reclame Aqui, pense duas vezes, ou poderá receber Notificação Extrajudicial.

Leia este artigo: Justiça nega pedido do site Reclame Aqui para retirar vídeos do YouTube

Video Reclame Aqui

Você também vai gostar de conferir:

Deixe seu comentário!

Seu comentário é importante!


* Somente seu nome será exibido, seu e-mail jamais aparecerá aqui. Obrigado.