E-mail Marketing de Sucesso: Qual o Segredo?

E-mail Marketing de Sucesso: Qual o Segredo?

E-mail Marketing de Sucesso
E-mail Marketing de Sucesso

Realizar campanhas de divulgação utilizando E-mail Marketing não é uma tarefa fácil. Ou você faz de qualquer jeito e não têm resultado nenhum, ou faz do jeito certo e lucrativo mas com altos custos, ou da forma mais simples e mais rápida que traz baixos lucros. O que você considera melhor?

Importante: Se você é um Expert em Marketing Digital, agradecemos sua visita, confira outros artigos na lateral direita. Mas se você realmente quer aprender dicas arrasadoras sobre como fazer E-mail Marketing de sucesso, e ter bons resultados, leia este artigo até o final. Sem enrolação, sem historinhas tolas, dicas direto ao ponto. Este artigo vai lhe ajudar muito!

Aqui vão algumas dicas importantes, para que você aumente suas possibilidades de ter bons lucros:

Use títulos criativos, curtos e bem chamativos no campo assunto do e-mail. Escreva como uma pessoa, não como um robô, use empatia e inteligência, com palavras que atraiam seu público alvo. Títulos com perguntas e números geralmente trazem melhores resultados.

Envie somente mensagens interessantes. Não faça seu contato perder tempo com uma mensagem inútil e desinteressante.

Evite anexar imagens ou animações flash pois isso pode caracterizar suas mensagens como spam.

Sete os links com “target=”_blank”, para sempre abrirem em nova aba no navegador do usuário.

Segundo os filtros Anti-Spam, mensagens confiáveis devem ter tanto o e-mail do remetente quanto os links com o mesmo domínio. Exemplo: E-mail: jonathantaioba@segredosdoadsense.com.br  Link recomendado: www.segredosdoadsense.com.br

Se escrever mensagens em HTML, use Divs com Styles embutidos, não separados, por exemplo: < DIV style=”FONT-SIZE: 20px; FONT-WEIGHT: bold; TEXT-ALIGN: center” >. Alguns serviços, como do Gmail, não lêem nada na tag “< style >”, portanto, não use.

Teste as palavras de sua mensagem na ferramenta SpamAssassin do programa Atomic Mail Sender (Baixe a versão gratuita) antes de enviar. Se ele alertar que sua nota está acima de 0,0, sua mensagem fatalmente deverá cair nas pastas Spam de seus contatos. Se a nota final, após você corrigir o texto, for 0,0, existe uma chance de sua mensagem cair na pasta Entrada de parte de seus contatos. Algumas palavras alertam os filtros de Spam, então você precisa muito usar esta ferramenta, ou outra de qualidade igual.

Não use fontes de texto muito grandes, elas alertam os filtros AntiSpam.

Use no máximo 3 cores e 2 fontes diferentes nos textos.

Escreva texto breve, apenas chamando atenção para o produto, no máximo 3 parágrafos, pois quem recebe um e-mail, têm pressa de ler logo e decidir se gosta do conteúdo ou prefere excluir. E-mails com longos textos têm uma taxa de cliques baixíssima por parte dos destinatários.

Sempre coloque no final do e-mail, uma forma de excluir o e-mail do destinatário de sua lista.

Se você utilizar um sistema de envio pago profissional, no estilo do GetResponse, ou qualquer outro sistema de qualidade cujo destinatário confirmou através de e-mail, que deseja receber suas mensagens, você pode adicionar quais e-mails desejar, até do Hotmail. É uma solução mais cara, mas que traz melhores resultados, e a entrega é feita com sucesso para a maioria dos e-mails de sua lista.

Mas se você utilizar um programa para envio das mensagens direto de seu computador, não envie para e-mails do Hotmail, pois ele usa um dos filtros mais fortes do mundo, e vai bloquear todas as mensagens enviadas pelo seu IP e seu e-mail, ou seja, você terá que ficar trocando toda hora de IP, e á cada 500 mensagens, um novo bloqueio. Não vale á pena.

Se você utilizar um programa em seu micro para os envios, e quer ter uma maior chance de seu e-mail ser entregue, contrate um serviço de SMTP profissional. Existem vários tipos no mercado. Os melhores são caros, como o Sendpulse, por exemplo, que cobra cerca de R$ 240,00 mensais para uma lista de 15 mil contatos, porém têm uma qualidade de envio ótima, comparada á dos serviços profissionais. Já para quem procura um serviço mais em conta, mas que funciona corretamente, embora tenha qualidade média, os servidores SMTP da ServHost dão conta do recado. Na ServHost, o limite é por envio, ou seja, 105 mil envios por dia, totalizando até 3,15 milhões de e-mails custa apenas R$ 120,00 mensais.

Não use encurtadores de links. Os serviços de e-mail podem achar que você está querendo espalhar links escondidos que contém virus, e bloquearão seu IP SMTP. Sempre coloque o link real de destino final.

Tenha consciência do seguinte: Com os níveis de proteção dos e-mails atualmente, para quem envia Newsletter ou publicidade via programas como GetResponse, a taxa de e-mails que cairão na pasta Entrada é bom, mas para quem utiliza programas de envio no computador, na maioria dos casos, mais de 95% das mensagens enviadas cairão na pasta Spam ou Lixeira. Como cerca de 90% da população brasilera é leiga, ou seja, só conferem a pasta Entrada, o sucesso de quem envia por um serviço como da GetResponse, será sempre muito superior á qualquer campanha feita por envio através de software em seu computador pessoal.

Independente da forma de envio que você escolher, não envie e-mails em excesso aos seus contatos, porque isso fatalmente fará com que muitos deles marquem suas mensagens como Spam, porque estão sendo enviadas em demasia, e eles terão toda razão. O ideal é que você envie 1 ou 2 mensagens por semana, nunca envie mais do que isso. Enviando 1 ou 2 mensagens por semana através da GetResponse, suas mensagens geralmente cairão na pasta Entrada dos seus contatos. Enviando 3 ou mais e-mails por semana, todas as semanas, fatalmente seus próximos e-mails vão perder a credibilidade e cair sempre na Lixeira. Isso só mudará quando você trocar seu e-mail de envio, e mudar sua forma de enviar, acabando com os excessos, reduzindo os envios.

Se você quer enviar suas campanhas através de seu micro, primeiro utilize um programa especial para validar e-mails, como o Email Verifier Professional. Ele faz uma validação precisa e real, separando os e-mails por status, e depois você pode exportar apenas os válidos, para então efetuar envios precisos, só para e-mails válidos. Faça uma revalidação de seus e-mails uma vez por mês, para garantir que você enviará mensagens apenas para e-mails válidos.

Para enviar e-mails pelo computador, é recomendável um programa de qualidade, como o Bulk Mailer, que possui tudo o que é necessário para enviar e-mails corretamente. Ele inclusive pode importar mensagens recebidas com avisos de erro no envio, e excluir os destinatários de sua lista de contatos, e efetuar o envio de diversas formas diferentes.

Efetue uma verificação periódica dos e-mails retornados, para entender onde você precisa melhorar seu processo de envio. Consulte também o site multirbl.valli.org, que é uma ferramenta poderosa que lhe permite saber se o IP de seu servidor SMTP está bem classificado ou não.

Quer comprar listas de e-mails? Faça-se primeiro uma pergunta simples: Será que vale á pena? Se o seu objetivo é ter pequenos lucros, talvez valha á pena. Por exemplo: As listas de e-mails disponíveis na internet, por mais caras que sejam, em 98% dos casos, são listas fracas ou antigas. Numa lista de 1 milhão de e-mails, cerca de 150 mil e-mails serão realmente válidos, e destes e-mails, cerca de 80 mil e-mails serão do Hotmail, aqueles que na maioria dos casos serão bloqueados pelo Hotmail, e não receberão seus e-mails. Assim, de 1 milhão de e-mails comprados, 60 mil e-mails poderão ser realmente entregues. Destes, cerca de 3.000 cairão na pasta Entrada dos destinatários, e 57 mil cairão nas pastas Lixeira ou Spam. Sabendo que apenas 10% de pessoas conferem as pastas Lixeira e Spam, apenas 5,7 mil irão ler o título de sua mensagem. Se 10% deles abrirem sua mensagem, são 570 leituras de sua mensagem, e da pasta Entrada, se 50% das pessoas lerem sua mensagem, são mais 1.500 leituras, totalizando 2.070 leituras de sua mensagem. Se 10% destes leitores se interessarem e clicarem no link direcionando para seu produto, serão 207 pessoas interessadas visitando seu site. Se 10% destes 207, resolverem comprar seu produto, você efetuará 2 vendas.

Qual o custo e tempo para você classificar 1 milhão de e-mails, efetuar o envio, e ter 2 vendas concluídas?. Dado o lucro que você têm com a venda do produto, vale á pena? Se você comprar 10 milhões de e-mails, classificar, limpar e enviar, terá cerca de 20 vendas. Quanto tempo levará para enviar 600 mil e-mails válidos e concretizar 20 vendas? Vale á pena?

Sendo assim, quase sempre mais vale ter 10 mil contatos confirmados, e utilizados através da GetResponse ou outro serviço compatível, do que ter 100 mil e-mails validados, sendo contatados através de programa instalado em seu micro.

A forma mais lucrativa e duradoura é a seguinte:

  1. Crie um site ou blog.
  2. Escreva constantemente artigos realmente úteis e interessantes, que realmente tragam informações importantes. Se puder escrever um artigo de qualidade por dia, está ótimo.
  3. Cadastre-se no site de uma empresa como a GetResponse ou outra que você desejar, para gerenciar os cadastros que você receberá. Gere um formulário de inscrição, para seu blog.
  4. Coloque o formulário de inscrição em seu site, informando de forma breve, que você enviará ao assinante novidades sobre o assunto que seu blog aborda.
  5. Levará alguns meses para seu blog começar á crescer. O crescimento será proporcional ao público alvo que seu blog atinge, e assim será o tamanho de sua lista de inscritos para receber as novidades de seu blog. Mas não se assuste com o tamanho de sua lista, porque quanto mais específico for o nicho (tema principal de seu site) que você aborda, melhores serão os resultados, com um público mais selecionado.
  6. Se você quiser vender um produto caro através de seus e-mails, você precisa enviar uma sequência de no mínimo 3 e-mails, para criar um relacionamento e uma expectativa sobre o produto que você vai recomendar. Primeiro fale sobre uma ótima novidade que vai ajudar a pessoa a resolver determinado problema ou trará um benefício x para a pessoa. Depois fale sobre o quanto esse produto têm sido bom para as pessoas, citando suas vantagens, e avise que em breve você enviará um e-mail explicando qual é a novidade, isso duplica a expectativa. Num outro e-mail, informe qual é o produto ou serviço, explique qual a promoção para os primeiros x clientes, e quantos dias dura esta promoção, isso cria o senso de urgência. Para cada e-mail, dê um intervalo de no mínimo 3 dias, até porque, se desrespeitar esse limite, suas próximas mensagens cairão na pasta Spam. Tenha calma e controle.
  7. Você precisa enviar somente e-mails com assuntos interessantes. Não envie uma mensagem que você sabe que a maioria de seus assinantes não vão gostar, ou sobre assuntos chatos ou repetitivos. Se fizer isso, irá perder vários assinantes. Portanto, ou envie e-mail com algo bem interessante, ou não envie nada, até ter um assunto muito interessante para tratar. E não repita o mesmo assunto, porque fica chato. Exemplo: Seu blog é sobre gatos, e você só posta e-mails sobre dicas de cuidados para gatos Persa. O que vai acontecer? Os donos de gatos de outras raças não vão gostar de sua insistência no mesmo assunto, e vão se descadastrar. Cuidado com isso, seja eclético, não fanático. E cuidado com suas palavras, críticas podem ferir ou magoar parte de seus assinantes.
  8. Lembre-se: Mais vale ter uma lista de 1 mil inscritos interessados num assunto X, do que uma lista genérica de 100 mil pessoas, onde a maioria delas vai ignorar suas mensagens ou marcar seus e-mails como Spam. Logo, enquanto uma campanha indicando um produto para 1 mil inscritos que gostam daquele assunto, venderá mais do que uma campanha enviada para 100 mil pessoas aleatórias.

Resumindo, o segredo está em você fazer E-mail Marketing de forma inteligente, com calma, sem desespero.

O E-mail Marketing é uma ferramenta poderosa. Se for feito com listas segmentadas, criadas em seus sites e blogs, cujos assinantes autorizaram o recebimento de suas dicas, dependendo da qualidade de sua campanha, os resultados podem ser fenomenais, ou seja, com um envio para sua lista, se sua lista for grande, conquistada nos últimos anos, você pode vender praticamente o mesmo que levaria para faturar em 1 mês em seu site. Logo, enviando apenas 1 e-mail por mês para toda a lista, oferecendo um produto realmente ótimo, sua renda mensal pode dobrar.

Já para quem envia campanhas por e-mail para listas compradas, verificadas, filtradas e validadas, somente com e-mails válidos, devido ás questões já listadas anteriormente, não terá o mesmo desempenho de uma lista autorizada por visitantes de seu site, mas ainda assim, que a campanha for muito bem feita, você pode aumentar suas receitas mensais numa taxa de 5 á 15%.

Repetindo: A solução rápida dá pouco lucro, e a demorada dá muito lucro. Cabe á você decidir o tamanho de sua pressa, e se você têm paciência para faturar muito dinheiro online, ou prefere pegar os atalhos das listas compradas e faturar pouco.

Faça sua escolha, e comece á ganhar dinheiro com E-mail Marketing!

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Lembre-se: Quem compartilha conhecimento, é abençoado por Deus!

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1 Comentário. Comente você também!

  1. Vale á pena lembrar: Se você comprar listas e filtrar com um validador profissional, existem duas opções básicas: Arriscar tudo incluindo o Hotmail junto nos e-mails válidos, bem como o de outros sistemas com fortes bloqueios, ou deixar em sua lista apenas os e-mails que não sofrem com fortes bloqueios. O resultado seria como esse exemplo: Lista validada completa, incluindo e-mails de provedores com fortes bloqueios: 100 mil e-mails, com 90% de chance de mais da metade de sua lista não funcionar, e seu SMTP ser colocado na lista negra. Lista validada sem os e-mails dos serviços com fortes bloqueios: 30 mil e-mails, com 10% de chance de cerca de 20% dos e-mails nãos erem entregues. Ou seja, uma lista excluindo os e-mails que sofrem com fortes bloqueios dá muito menos stress do que uma lista incluindo e-mails como Hotmail e outros com fortes bloqueios.

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