Citröen C4 Lounge THP: Será que vale á pena comprar?

Citröen C4 Lounge THP: Será que vale á pena comprar?

1

Quando foi lançado em 2013, o Citröen C4 Lounge Exclusive THP 1.6 Turbo chamou a atenção de muitos jornalistas que cobrem lançamentos automobilísticos. E não é para menos, ele veio realmente para brigar com muita força na categoria dos Sedãs médios, que até Agosto de 2013, quando suas vendas iniciaram no Brasil, haviam poucos concorrentes á sua altura, já que ele veio destinado á superar o Chevrolet Cruze LTZ no quesito Custo x Benefício, oferecendo um pacote completo de itens de segurança e conforto.

Analisando Sedãs Médios com preço abaixo de 100 mil reais:

Ainda em Agosto de 2013, os concorrentes do Citröen C4 Lounge Exclusive THP 1.6 Turbo eram o simpático Kia Cerato, O antigo e líder de vendas Honda Civic, o ainda mais antigo e confiável Toyota Corolla, o Completo e bonito Chevrolet Cruze, o bom Ford Focus Sedan de segunda geração, o antigo Volkswagen Jetta, e o simples Fiat Linea. Obviamente, o mercado era totalmente aberto para o Citröen C4 Lounge THP, que em aspectos gerais, era um forte adversário para seus concorrentes.

2014 chegou, e o Citröen C4 Lounge THP continuou com o mesmo modelo, sem novidades, afinal, já era novo, mas então começaram as surgir a nova versão do Ford Focus Titanium, e a nova geração do Toyota Corolla Altis, além de algumas inovações menores de outros concorrentes. O resultado foi que com as inovações pequenas do Toyota Corolla Altis, o modelo japonês passou á vender ainda mais, se tornando líder da categoria novamente, enquanto o Ford Focus Titanium veio tão completo, tão moderno e tão forte, que deixou o Citröen C4 Lounge THP na terceira posição entre os automóveis mais completos da categoria.

O Citröen C4 Lounge fechou 2014 com uma média de 803 unidades vendidas por mês. Um número bom, porém quase 3 vezes menor que do seu concorrente Ford Focus.

Muito elogiado pelos seus proprietários, com uma média de aprovação de cerca de 95% na maioria dos grandes sites, os méritos do Citröen C4 Lounge THP não são á toa. Trata-se do segundo automóvel mais potente do país na categoria dos Sedãs médios, quando avaliados apenas automóveis com preço abaixo de 100 mil reais, ficando atrás apenas do caro Jetta Highline 2.0 TSi DSG, um alemão extremamente potente, porém 10 mil reais mais caro que o rival francês.

No comparativo Citröen C4 Lounge THP x Jetta Highline 2.0 TSi DSG, ambos são igualmente completos em itens de conforto e segurança, no visual, o Jetta Highline 2.0 TSi DSG é mais clássico e o Citröen C4 Lounge THP mais esportivo, mas quando se trata de potência do motor, economia, e espaço do porta malas, o Jetta Highline 2.0 TSi DSG justifica seu preço bem maior, pois é superior nestes 3 quesitos.

Quando o comparativo é Ford Focus Sedan Titanium x Citröen C4 Lounge THP, os pontos favoráveis são bem diferentes, apesar de o preço de venda de ambos ser bastante parecido. Em itens de conforto e segurança, o Ford Focus Sedan Titanium é mais completo, embora o Citröen C4 Lounge THP seja muito mais confortável e espaçoso para os passageiros atrás. No quesito desempenho, o Citröen C4 Lounge THP se mostra mais forte e mais rápido, enquanto o Ford Focus Sedan Titanium é consideravelmente mais econômico. Em termos gerais, ambos se equivalem, porém vistos de perto, o Citröen C4 Lounge THP demonstra mais atenção com a qualidade dos materiais dentro e fora do veículo, e o conforto superior, parecendo pertencer á uma categoria de luxo.

Vantagens de comprar um Citröen C4 Lounge THP:

– Automóvel bastante completo, um dos 3 mais completos da categoria
– Materiais de ótima qualidade, e ótimo conforto interno
– Os melhores itens de segurança da atualidade, ele possui
– Desempenho acima da média, devido á seu motor turbo, desenvolvido pela BMW
– Na avaliação de especialistas, seu custo x benefício é praticamente igual á Jetta Highline 2.0 TSi DSG, Cruze LTZ e Corolla Altis, os modelos mais caros da categoria, das montadoras rivais.

Desvantagens ao comprar um Citröen C4 Lounge THP:

– Desvalorização um pouco acima da média da categoria
– Dificuldade para encontrar peças – Automóvel recomendado para quem deseja ter 2 carros na garagem, sendo um deles, o Citröen C4 Lounge THP
– Consumo de combustível acima da média da categoria, apesar de ser turbo (automóveis alemães turbo são muito mais econômicos que os aspirados).

Conclusão

É um automóvel moderno, completo, forte, bonito, confortável para 4 passageiros adultos, e bastante seguro, porém é um automóvel que precisa ser analisado e testado com olhar aberto, pensando nos prós e contras. Quem resolver comprar, não deve ficar temeroso, vai adquirir um ótimo veículo, e cuidando bem dele, poderá dar muitas alegrias no dia a dia. Garantia de passeios confortáveis sozinho, com a pessoa amada, ou com a família, e diversão garantida na hora de pisar fundo no acelerador.

Dica: Use o cinto, mantenha distância do automóvel á frente, cuidado com os pardais, e em estradas movimentadas, não arrisque pisar fundo durante o dia, pois radares móveis estão por toda a parte.

1 Comentário. Comente você também!

Seu comentário é importante!


* Somente seu nome será exibido, seu e-mail jamais aparecerá aqui. Obrigado.