Anunciar no Facebook resulta em Lucros ou Prejuízos?

Anunciar no Facebook resulta em Lucros ou Prejuízos?

Anunciar no Facebook Ads
Anunciar no Facebook Ads

Cuidado, você precisa analisar com atenção quando o assunto é anunciar no Facebook. Para algumas empresas e profissionais liberais, pode ser um ótimo negócio, mas para outras, pode ser fonte de frustração constante, devido ao desempenho horrível que pode ser obtido, dependendo da forma em que é feito o anúncio, e o produto ou serviço anunciado.

Em termos gerais, o famoso Facebook Ads deve ser visto como um investimento, não como uma fonte direta para aumentar suas vendas. Caso você possua um produto com valor baixo, e simplesmente resolver, de repente, anunciar no Facebook, a possibilidade de conseguir efetuar vendas o suficiente para compensar seu investimento é quase nula. Já se o seu produto têm um valor razoável, que lhe gera uma boa margem de lucro, e você possui uma boa loja virtual para vendê-lo, as chances de realizar vendas boas é razoável.

De qualquer forma, para quem vende produtos e serviços, não adianta teimar, afinal, teimosia é burrice, e persistência é sabedoria, são duas coisas diferentes. Você precisa contratar uma empresa ou um profissional especializado em campanhas eficientes no Facebook Ads. Estes especialistas fazem inúmeros testes diários no Facebook, dos mais diversos tipos, e sabem conduzir seu anúncio para que ele realmente lhe traga boas vendas. Um dos segredos deles, que as vezes parece mágica, de tão eficiente, é o Remarketing, que até você mesmo pode fazer, de tão fácil, mas isso não é tudo. O Remarketing é eficiente para quem já têm muitas visitas diárias em seu site, mas mesmo assim, é importante ter um bom anúncio, afinal, de que adianta fazer Remarketing ou uma nova publicidade, se ambas forem de má qualidade?

É preciso você saber também, que existe uma determinada limitação de público. Por exemplo, se você segmentar demais o tipo de público para seu produto, vai ter poucos clientes, mas se ampliar demais seu público, atrairá muitos curiosos que não querem seu produto, e assim você terá prejuízo com a publicidade. Toda essa questão, um profissional resolverá para você. Ele realiza pequenos testes, e vai monitorando tudo, e em poucos dias, você terá uma base de anúncios efetivos, que realmente lhe trazem vendas. Você só não terá lucro se o seu produto for desinteressante, ou sua margem de lucro for muito pequena, ou seu site de vendas for feio demais, ou os prazos de entrega forem muito demorados, ou se você não fornecer formas de pagamento práticas e simples.

Basicamente, seu produto precisa ter boa margem de lucro, seu anúncio têm que ser atraente e bem informativo, sua loja virtual precisa ser bonita e moderna (é obrigatório, se você quiser crescer), ele precisa ter informações detalhadas sobre o produto, você precisa oferecer prazos de entrega curtos e verdadeiros (obrigatoriamente menos de 10 dias úteis), fornecer telefone ou chat para contato, e ter meios de pagamento flexíveis e fáceis para todos, como boleto, débito e crédito (obrigatórios para quem quer crescer e vender mais), e precisa oferecer garantia de forma bastante clara, transmitindo segurança ao cliente.

Não saia gastante milhares de reais para todos os lados. Foque-se num tipo de publicidade, no mês seguinte foque em outro, e assim por diante. Os logistas mais bem sucedidos da internet, anunciam obrigatoriamente no Google Adwords, pois dificilmente algo na internet possa lhe trazer melhores retornos do que o potencial incomparável do alcance do Google no mundo todo. Depois do Google Adwords, mas bem distante, o Facebook Ads é certamente a segunda melhor opção para anunciar na internet. Geralmente o Facebook Ads traz cerca de 30% do resultado que o Google Adwords traz, calculando-se a razão custo x benefício, porém, ao anunciar em ambos, você amplia seu alcance na internet de forma grandiosa. Considere também anunciar na rede Yahoo Bing, que lhe possibilita anunciar nos sites de busca do Yahoo e do Bing, com um retorno potencialmente interessante.

Caso você queira apenas fortalecer sua marca, o Facebook Ads pode ajudar muito, mas ainda assim, existe um risco. Você precisa basicamente, cuidar muito o que você posta, tanto no perfil de quem criará a página no Facebook, quanto na página em sí. Se alguém criar uma página para você, com o usuário dele, e adicionar você como administrador da página, porém algum dia começar a postar, no perfil pessoal dele, coisas que o Facebook não permite, o Facebook vai simplesmente excluir o perfil dele, junto com todas as páginas por ele criadas, incluindo a sua, ou seja, todo seu dinheiro investido para aumentar o número de fãs e interação com a postagem de sua página no Facebook, irá pelo ralo, perderá tudo, e para reverter isso, só tentando um demorado processo contra o Facebook. Extremo cuidado com isso, isso já aconteceu em alguns casos, e ninguém está livre disso. O Facebook é rígido ao extremo nessa questão, praticamente ditador, ele não vê o lado de ninguém, punem com frieza e nem se importam com seus argumentos ou explicações.

Em resumo, para quem quer vender mais produtos, anunciar no Facebook necessita da assessoria de um profissional, para melhores resultados. E para quem quer criar uma página e divulgar melhor sua marca, é preciso cuidado extremo com tudo que é postado ou compartilhado, pois qualquer deslize, lhe deixa na lista negra do Facebook, que passa a designar funcionários para rastrear absolutamente tudo o que você faz na rede.

Vale á pena? Traz Lucros ou Prejuízos?

Se você quer apenas divulgar uma marca, pense como investimento, cujo retorno maior ocorrerá após alguns meses, é necessário paciência, e investir bastante nos anúncios, postar coisas interessantes e que atraiam curtidas e compartilhamentos, e assim é possível, passados alguns meses de investimento, colher lucros. Sozinho você consegue, mas um profissional pode lhe ajudar á reduzir suas despesas com os anúncios, ou ter um alcance de melhor qualidade, atraindo somente pessoas que realmente vão consumir os produtos de sua marca.

Já se você está precisando divulgar sua loja virtual, ou seu site de prestação de serviços, contrate um profissional. Anunciar por conta é quase uma loteria, você precisa de sorte para ter lucro. Já um profissional saberá o melhor caminho, e em poucas semanas, ele tirará o maior lucro possível para você, com os anúncios no Facebook Ads.

Você também vai gostar de conferir:

Deixe seu comentário!

Seu comentário é importante!


* Somente seu nome será exibido, seu e-mail jamais aparecerá aqui. Obrigado.